Você está no portal Câmaras
Quero me associar
Voltar
A importância da redução dos juros para o setor industrial


A importância da redução dos juros para o setor industrial
06/07/2023 A importância da redução dos juros para o setor industrial

A indústria de máquinas e equipamentos sempre desempenhou um papel crucial no desenvolvimento econômico do país, fornecendo os meios necessários para o aumento da produtividade, aprimoramento da eficiência e modernização dos processos produtivos em diversos setores. No entanto, temos enfrentado desafios significativos com o Custo Brasil, sendo o mais significativo deles no momento é a elevada taxa de juros, que trava e limita a capacidade de investimentos e afeta negativamente o crescimento do setor, que tem enfrentado um processo de desindustrialização.

A taxa de juros é um indicador que reflete o custo do dinheiro no mercado financeiro e, quando estão elevados, o acesso ao crédito se torna mais difícil e oneroso para as empresas, principalmente para as de menor porte.

Nesse contexto, a redução dos juros se torna uma medida de extrema importância para o setor industrial, uma vez que influencia diretamente os investimentos, a produção e a capacidade de expansão das empresas, que necessitam de recursos financeiros para estarem atualizadas com as últimas tendências e avanços tecnológicos para manterem-se competitivas em um mercado globalizado.

Com o juro mais baixo, as empresas podem obter financiamentos a taxas mais atrativas, o que facilita a aquisição de equipamentos de última geração. Máquinas modernas oferecem maior eficiência energética, maior precisão, maior capacidade produtiva e melhores recursos tecnológicos, o que resulta em produtos de melhor qualidade, redução de custos e aumento da produtividade.

 


"Com taxas de juros mais atrativas, o país se torna mais competitivo em relação a outros mercados, incentivando empresas estrangeiras a investirem e estabelecerem suas operações. Esses investimentos trazem consigo tecnologia, conhecimento e expertise, fortalecendo e impulsionando a economia nacional."



Além dos benefícios para as empresas, a queda dos juros também resultaria em um grande impacto positivo na economia como um todo, visto que o crescimento desse setor estimula e impulsiona a demanda por mão de obra qualificada, o que pode resultar na criação de novos empregos. Além disso, o aumento da produção e da eficiência das indústrias resultaria em maior geração de receitas e impostos, o que fortaleceria a arrecadação governamental.

As elevadas taxas básicas de juros que presenciamos atualmente, colocaram os juros de mercado nas alturas, impactando negativamente a renda das famílias e das empresas. Ao analisar os indicadores recentes de atividade econômica, se observa uma importante desaceleração. Os investimentos em máquinas e equipamentos, já em queda no último trimestre de 2022, registraram queda de 6,5% neste início de ano, podendo comprometer o futuro do crescimento do país.

Para que a redução dos juros seja efetiva, é fundamental que haja uma política governamental clara e consistente, de modo a garantir taxas competitivas, a criação de linhas de crédito específicas e o incentivo à inovação, reduzindo o Custo Brasil. Dessa forma, a indústria de máquinas e equipamentos poderá desempenhar todo o seu potencial como impulsionadora do desenvolvimento econômico e tecnológico brasileiro.

Nós estamos passando por uma transformação digital no mundo e o Brasil tem que acompanhar e pautar a consolidação de um ambiente macroeconômico favorável aos investimentos produtivos para a neo reindustrialização e para a formação de parcerias internacionais, que podem abrir novas oportunidades de negócios. Com taxas de juros mais atrativas, o país se torna mais competitivo em relação a outros mercados, incentivando empresas estrangeiras a investirem e estabelecerem suas operações. Esses investimentos trazem consigo tecnologia, conhecimento e expertise, fortalecendo e impulsionando a economia nacional.

A redução da taxa SELIC mais as reformas estruturais em curso, como o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária, deve colocar o país em um novo patamar de desenvolvimento.

Com esforços conjuntos, é possível superar os desafios e abrir caminho para um setor de máquinas e equipamentos mais robusto e resiliente, capaz de impulsionar o PIB de forma sustentável, o avanço tecnológico e a competitividade da indústria brasileira como um todo.

* Gino Paulucci Jr. é engenheiro, empresário e presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ
Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
: (31) 3281-9518
: (31) 98364-9534
: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

: Av. Com. Franco, 1341
: (41) 3223-4826
: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
: (21) 2262-5566
: (21) 97204-9407
: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

: Av. Assis Brasil, 8787
: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
: (47) 3427-5930
: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

: Av. Independência, 350
: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

: Av. Pres. Vargas, 2001
: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

: Avenida Jabaquara, 2925
: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.