Você está no portal Câmaras
Quero me associar

Blog

Voltar
Marketing de Influência para B2B: Como Promover Produtos de Maneira Autêntica


17/07/2023 Marketing de Influência para B2B: Como Promover Produtos de Maneira Autêntica
Entenda como criar uma estratégia eficiente de marketing de influência para empresas

Você já ouviu falar sobre marketing de influência para B2B? Se não, está perdendo uma excelente oportunidade de alavancar seus negócios com essa poderosa estratégia. Ela consiste em utilizar pessoas que têm autoridade e credibilidade em um determinado assunto ou nicho de mercado para divulgar uma marca, produto ou serviço. 

Muito popular no mercado B2C, no qual as marcas buscam se aproximar dos consumidores finais por meio de recomendações e opiniões de celebridades e influenciadores digitais que eles seguem e confiam, o marketing de influência também pode ser aplicado nas estratégias de vendas entre negócios. Na indústria, por exemplo, essa abordagem de marketing digital pode impactar significativamente os resultados.

Quer saber como promover seus produtos de maneira autêntica e eficiente? Confira mais detalhes neste artigo!

 


Marketing de Influência para B2B

 

O que é marketing de influência para B2B?

O marketing de influência é uma estratégia que já vem sendo utilizada há anos pelo mercado B2C, ou seja, voltado para consumidores finais. Nesse caso, as marcas utilizam celebridades e influenciadores digitais que têm muitos seguidores nas redes sociais para divulgar um produto ou serviço. 

O objetivo dessa parceria é se conectar com o público-alvo da empresa de maneira mais fácil e assertiva. Afinal, essas personalidades têm grande poder de influenciar a decisão de compra de outras pessoas. 

E com o mercado B2B isso acontece de forma parecida. A grande diferença é que nesse caso os influenciadores digitais não são celebridades. Na verdade, eles são especialistas ou líderes de opinião em um determinado assunto ou nicho de mercado. Ou seja, são consultores, analistas, engenheiros, arquitetos, médicos e vários outros profissionais renomados em suas áreas de atuação.

Esses profissionais podem ajudar as empresas a se posicionarem como autoridades em seu mercado, fornecendo informações e insights valiosos para os tomadores de decisão. Eles também podem gerar mais visibilidade, credibilidade e confiança para a marca, aumentando o seu reconhecimento e reputação.

 

Quais são os diferenciais do marketing de influência para empresas?

O marketing de influência B2B tem algumas características que o diferenciam do marketing de influência B2C. A seguir listamos as principais:

  • O público-alvo B2B é mais segmentado e específico, pois se trata de empresas que têm necessidades e desafios particulares.
  • O processo de compra é mais longo e complexo, já que envolve várias etapas e pessoas com diferentes perfis e funções.
  • O conteúdo do marketing de influência B2B costuma ser mais técnico e educativo, pois busca informar e orientar os potenciais clientes sobre as soluções disponíveis no mercado.
  • O relacionamento entre marca e consumidor é mais duradouro e profundo, pois visa construir confiança e parceria entre as partes envolvidas.

 

Benefícios da estratégia

O marketing de influência para B2B pode trazer vários benefícios para as marcas. Veja alguns exemplos:

  • Aumentar o alcance e a visibilidade da marca, aproveitando a audiência engajada dos influenciadores.
  • Gerar mais leads qualificados e vendas, já que os especialistas podem influenciar positivamente na decisão de compra de outras empresas ao mostrar os benefícios, as vantagens e os resultados dos produtos ou serviços da marca.
  • Fortalecer a credibilidade da marca, pois os influenciadores digitais são referências em seus nichos. Portanto, podem trazer mais confiança para uma empresa ao recomendar ou avaliar seus produtos ou serviços.
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), ao diminuir a necessidade de investir em outras formas de publicidade mais caras ou menos efetivas.
  • Aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas de marketing ao gerar mais conversões e fidelização.

 

Como o marketing de influência B2B impacta nos resultados de uma empresa?

O marketing de influência pode impactar diretamente nos resultados de uma empresa ao gerar mais reconhecimento, reputação e receita. De acordo com a Tomoson, a estratégia é a forma mais rentável e rápida de adquirir clientes on-line. Segundo a plataforma, a cada dólar investido em influenciadores, as empresas ganham em média US$ 6,50. 

Uma pesquisa realizada pela Nielsen revelou, inclusive, que 71% dos consumidores confiam nos produtos sugeridos por influenciadores. E segundo a Influencer Marketing Hub, o marketing de influenciadores deve crescer 29% e alcançar US$ 21,1 bilhões até o final de 2023.

O fato é que diversas empresas já perceberam o quanto o marketing de influência pode impactar expressivamente em seus resultados. O influencer e empresário Nobru (Bruno Goes dos Santos), por exemplo, já participou de campanhas publicitárias para a Casas Bahia, Banco Next e outras empresas renomadas.

 

Como criar uma estratégia eficiente de marketing de influência para empresas?

Para promover produtos e serviços de maneira assertiva com o marketing de influência para B2B, é preciso seguir alguns passos:

1. Defina os seus objetivos

O primeiro passo para investir no marketing de influenciadores é definir o que você quer alcançar com a estratégia. Você pode, por exemplo, usar a opinião de especialistas para aumentar o tráfego do seu site ou blog, gerar leads ou aumentar as vendas.

2. Conheça o seu público-alvo

O segundo passo é conhecer o seu público-alvo, ou seja, quais empresas você deseja atingir com o marketing. Nesse caso, o melhor caminho é fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as características, necessidades e preferências dessas empresas. Inclua na pesquisa também os seus concorrentes diretos e indiretos.

3. Escolha os influenciadores certos

O terceiro passo para criar uma estratégia de marketing de influência para B2B é escolher os influenciadores digitais que sejam relevantes para o seu negócio, o seu público e os seus objetivos comerciais. 

Para isso, procure analisar critérios como o tamanho da audiência do influencer, o nível de engajamento com os seguidores, a qualidade do conteúdo, a reputação e a afinidade com a sua marca. Lembre-se de que eles precisam ter autoridade e credibilidade no seu segmento para se conectarem com o seu público-alvo de forma autêntica e relevante. 

4. Defina os seus canais de atuação, o tipo de conteúdo e a mensagem a ser transmitida

O próximo passo é escolher as plataformas digitais que você vai utilizar para se comunicar com o seu público-alvo. Se você vende máquinas e equipamentos industriais, por exemplo, canais como blogs, sites e LinkedIn podem ser os mais interessantes.

Escolhida a plataforma, é hora de definir o seu conteúdo e a sua mensagem. Ou seja, quais são os temas e os formatos que você vai utilizar para se comunicar com o seu público-alvo. É possível investir em artigos, vídeos, infográficos, e-books, cases e depoimentos. O importante é que os conteúdos sejam originais, relevantes e informativos.

5. Monitore e avalie os seus resultados

Por fim, acompanhe os indicadores de desempenho da sua estratégia de marketing de influência e analise se você está atingindo os seus objetivos e metas. Use ferramentas de análise para medir o alcance, o engajamento, as conversões e o retorno sobre o investimento da sua campanha.

Como apresentamos neste artigo, o marketing de influência para B2B é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas, incluindo a indústria. Ao se associarem a influenciadores digitais relevantes em seus segmentos, elas podem aumentar a visibilidade, a credibilidade e as vendas da sua marca.

 

Quer saber mais?

O SMDI (Seminário de Marketing Digital na Indústria) 2023 contará com uma palestra sobre como usar a liderança da sua empresa como possíveis influenciadores, com o tema “Thought Leadership: A Liderança na Era Digital". Garanta o seu ingresso!

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
: (31) 3281-9518
: (31) 98364-9534
: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

: Av. Com. Franco, 1341
: (41) 3223-4826
: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
: (21) 2262-5566
: (21) 97204-9407
: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

: Av. Assis Brasil, 8787
: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
: (47) 3427-5930
: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

: Av. Independência, 350
: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

: Av. Pres. Vargas, 2001
: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

: Avenida Jabaquara, 2925
: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.