Você está no portal Câmaras
Quero me associar

Blog

Voltar
Caminhos estratégicos: desafios e oportunidades na gestão e governança


25/09/2023 Caminhos estratégicos: desafios e oportunidades na gestão e governança

Você sabe o que é governança corporativa e por que ela é tão importante para o sucesso e a sustentabilidade das organizações?

Neste artigo, vamos explicar o que são gestão e governança, como esses dois conceitos se relacionam e como as empresas brasileiras podem se adaptar a eles para se destacar em um cenário de constantes mudanças e incertezas. Acompanhe.

 

O que é governança corporativa?

Em princípio, podemos definir governança corporativa como o conjunto de práticas, normas e estruturas que regulam uma organização, visando a transparência, a responsabilidade, a equidade e a eficiência, tanto nas relações internas quanto no ambiente externo. 

Seu principal objetivo é alinhar os interesses dos acionistas, gestores, colaboradores, clientes, fornecedores, credores, governo e da sociedade em geral, buscando criar valor sustentável para todos os envolvidos no negócio.

Essa ferramenta é baseada em dois pilares principais, a saber: gestão e governança. O primeiro diz respeito ao conjunto de processos, técnicas e práticas que visam planejar, executar, monitorar e avaliar as atividades da organização. O segundo, por sua vez, refere-se ao sistema de regras, normas, princípios e valores que orientam as decisões e as relações entre os diferentes atores envolvidos na organização.

Versátil, a governança corporativa pode ser aplicada em qualquer tipo de organização que vise o crescimento sustentado. 

Importância para as empresas

Embora cada tipo de empresa tenha suas particularidades e desafios, todas podem se beneficiar de uma boa gestão e governança. 

Afinal, quando bem aplicados, ambos os conceitos oferecem diversos benefícios que influenciam positivamente no desempenho, na competitividade, na reputação, no crescimento e na longevidade das organizações:

  • Melhoria do desempenho econômico-financeiro;
  • Aumento da confiança e da credibilidade dos públicos de interesse;
  • Redução dos riscos e dos custos de capital;
  • Alinhamento entre os objetivos dos sócios e da organização;
  • Maior capacidade de inovação e adaptação às mudanças;
  • Melhoria da qualidade da gestão e da tomada de decisão;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Fortalecimento da cultura organizacional e dos valores éticos;
  • Promoção do desenvolvimento social e ambiental.

Desafios da gestão e governança no cenário atual

O cenário atual é marcado por diversas mudanças rápidas e complexas nos aspectos jurídicos, societários, operacionais e macroambientais que afetam as organizações. Como exemplos de mudanças podemos citar:

  • Constantes mudanças nas leis e regulamentações;
  • Resistência interna a mudanças, seja por parte dos colaboradores ou diretores;
  • Maior exigência dos consumidores por qualidade, segurança e sustentabilidade;
  • A concorrência acirrada e a globalização dos mercados;
  • Avanço da digitalização, da inteligência artificial e das tecnologias emergentes;
  • Surgimento de novos modelos de negócio e de consumo;
  • Ampliação da diversidade e da inclusão social;
  • Agravamento dos problemas ambientais e sociais, que geram escassez de recursos naturais e humanos;
  • A pressão por resultados imediatos e por responsabilidade socioambiental.

Essas mudanças trazem novos desafios para a gestão e governança das empresas brasileiras, principalmente as do setor industrial. Dessa forma, é importante que as organizações busquem caminhos estratégicos para aproveitar as oportunidades e superar as dificuldades, mantendo uma liderança eficaz e uma operação empresarial bem-sucedida.

Como superar os desafios e aproveitar as oportunidades de mercado?

As empresas brasileiras precisam adotar uma postura proativa, flexível e resiliente, buscando aprimorar suas práticas de gestão. Algumas ações que podem contribuir para isso são:

Estimular a inovação na empresa

A inovação é a capacidade de criar ou melhorar produtos, serviços, processos ou modelos de negócio, para que atendam às necessidades dos clientes e do mercado de forma diferenciada, eficiente e sustentável. Para que isso seja possível, as empresas devem:

  • Estimular uma cultura de inovação na organização, incentivando a criatividade, a experimentação, o aprendizado e o compartilhamento de ideias entre os colaboradores;
  • Acompanhar as tendências tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais que impactam o setor de atuação da empresa;
  • Identificar as necessidades, as preferências, as dores e as expectativas dos clientes atuais e potenciais;
  • Desenvolver soluções únicas que agreguem valor aos clientes e ao mercado, testando sua viabilidade técnica, econômica e ambiental.

Cabe ressaltar que a inovação também envolve a capacidade de aprender com os erros, experimentar novas soluções e incorporar as melhores práticas do mercado. Ela é essencial para que as empresas se mantenham competitivas, relevantes e rentáveis no longo prazo.

Definir um planejamento estratégico para alcançar metas e objetivos

O planejamento estratégico diz respeito ao processo de definir os objetivos de longo prazo da empresa, as metas para alcançá-los e os recursos necessários para executá-las. Em outras palavras, é a definição da missão, da visão e dos valores da empresa, que devem ser refletidos em todas as atividades da organização.

O planejamento estratégico é fundamental para que a empresa tenha uma visão clara de onde e como vai chegar e quais são os desafios e as oportunidades que vai encontrar pelo caminho. Ele deve ser participativo, envolvendo os diversos níveis da organização e os stakeholders relevantes.

A importância da sucessão familiar na continuidade dos negócios

Um dos maiores desafios da gestão e da governança corporativa é a sucessão familiar, ou seja, o processo de transição do comando da empresa de uma geração para outra. Esse, aliás, é um momento crítico para a continuidade e o crescimento da empresa, pois envolve questões emocionais, patrimoniais, tributárias, jurídicas e organizacionais.

No entanto, a sucessão familiar também pode ser vista como uma oportunidade para vencer os desafios e aproveitar as oportunidades de mercado, principalmente se for planejada e executada adequadamente. Algumas dicas para uma sucessão familiar bem-sucedida incluem:

Planejar a sucessão familiar com antecedência

Em primeiro lugar, é importante compreender que a sucessão não deve ser deixada para a última hora, mas deve ser planejada com antecedência. O planejamento deve considerar os cenários possíveis, os critérios de escolha, os perfis dos sucessores, as competências necessárias, os interesses dos familiares e dos demais stakeholders.

Profissionalizar a gestão e a governança sucessória

Também é importante destacar que a sucessão deve ser acompanhada de uma profissionalização da gestão e da governança, por meio da adoção de práticas que visam aumentar a eficiência, a transparência e a sustentabilidade da empresa. 

Isso pode envolver o desenvolvimento de competências técnicas, a contratação de executivos externos, a criação de um conselho de administração independente, a implantação de um código de conduta, a elaboração de um manual de governança, entre outras medidas.

Preservar os valores e a cultura da empresa

Finalmente, a sucessão não deve significar uma ruptura ou uma perda dos valores e da cultura organizacional, mas sim uma evolução e uma adaptação aos novos tempos. Ou seja, os sucessores devem respeitar e valorizar a cultura da empresa, mas também devem estar abertos às mudanças necessárias para manter a sua relevância e competitividade.

Esses são alguns exemplos de caminhos estratégicos que podem auxiliar as organizações na governança corporativa. No entanto, cada organização deve encontrar o seu próprio caminho, de acordo com o seu contexto, o seu propósito e os seus valores. 

O importante é que a gestão e a governança sejam vistas como elementos essenciais para o sucesso e a sustentabilidade das organizações, e não como meras formalidades ou obrigações.


Participe do Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial da ABIMAQ

Para entender melhor sobre o tema, convidamos você a participar do 23º Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), que acontecerá no dia 06 de outubro.

O seminário contará com a presença de renomados especialistas em economia e agronegócio, que irão debater os principais desafios e oportunidades para o setor de máquinas e equipamentos voltados para esse mercado. 

Clique aqui e faça a sua inscrição.

O evento será uma ótima oportunidade para ampliar sua rede de contatos, atualizar-se sobre as tendências e perspectivas do mercado e de se preparar para os novos cenários que se desenham para o setor agropecuário brasileiro. 

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
: (31) 3281-9518
: (31) 98364-9534
: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

: Av. Com. Franco, 1341
: (41) 3223-4826
: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
: (21) 2262-5566
: (21) 97204-9407
: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

: Av. Assis Brasil, 8787
: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
: (47) 3427-5930
: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

: Av. Independência, 350
: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

: Av. Pres. Vargas, 2001
: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

: Avenida Jabaquara, 2925
: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.