Você está no portal Câmaras
Quero me associar

Blog

Voltar
Atendimento customizado na logística


Atendimento customizado na logística
12/04/2024 Atendimento customizado na logística
Atender com qualidade o cliente é condição básica para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho e setor de atuação. E, cada vez mais, para se diferenciar no mercado é preciso elevar o padrão desse atendimento a patamares que resultem em experiências únicas.

Atender com qualidade o cliente é condição básica para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho e setor de atuação. E, cada vez mais, para se diferenciar no mercado é preciso elevar o padrão desse atendimento a patamares que resultem em experiências únicas. Na logística, a customização dos serviços é uma prática que ganha cada vez mais força no mercado. Para isso, em um segmento tão amplo e complexo, é preciso, realmente, fazer um mergulho nos negócios do cliente. Não é mais suficiente entender suas necessidades, é preciso ser capaz de antecipar soluções.

 

A disposição e capacidade de organizações de logística de proporcionar um atendimento personalizado tem peso importante na decisão de escolha do cliente. E não há receita pronta para a customização. No e-commerce, por exemplo, um segmento que tem crescido muito, a operação logística customizada tem se tornado uma importante aliada das marcas que desejam se diferenciar. Em linhas gerais, o objetivo é que o cliente tenha em sua jornada online de compra uma experiência ainda melhor que na presencial.  

 

Nesse segmento, a customização pode acontecer por meio da inclusão de uma mensagem personalizada; optar por embalagens temáticas referentes a datas comemorativas; usar embalagens reutilizáveis e sustentáveis, sensibilizando o cliente para essas questões. E, dessa forma, a logística entra no universo da criação de soluções sob medida que, além de transportar, armazenar e distribuir mercadorias, promovem  fortalecimento da marca do cliente.

 

A customização com foco no cliente está cada vez mais presente em todas as atividades logísticas. A titulo de exemplo, a  Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil inaugurou no ano passado, em Limeira, interior de São Paulo, um novo Centro Logístico para Automóveis e Vans, com 18,5 mil metros quadrados. Na ocasião, divulgou que entre as premissas do projeto estavam mais foco no atendimento ao cliente para proporcionar a melhor experiência.

 

Quem oferece um atendimento customizado deve estar disposto a fazer parte da cadeia de valor de seu cliente. Há setores sensíveis, com demandas muito especiais. Por exemplo, lidar com o transporte, armazenamento e manuseio de frutas na área de importação ou exportação. Um cliente como esse pode exigir, além de infraestrutura específica para a boa conservação das frutas durante todo o processo logístico, o treinamento de equipes dedicadas. Também há clientes que precisam solucionar questões de sazonalidade de suas demandas e o parceiro de logística deve ser capaz de oferecer uma infraestrutura flexível alinhada a essa realidade.

 

A customização pressupõe a atuação de uma equipe engajada ao propósito de apresentar soluções singulares. Para isso, é essencial, entre outros aspectos, estabelecer um fluxo de comunicação muito próximo e transparente com o cliente. Muitas vezes é preciso envolver parceiros de confiança no projeto para fornecer a solução completa para o cliente. Proporcionar um atendimento personalizado mantém você competitivo no mercado e, além disso, constitui ponto de partida para a construção de relacionamentos de longo prazo com seu cliente.

 

Câmara Setorial de Equipamentos para Movimentação e

Armazenagem de Materiais (CSMAM)

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
: (31) 3281-9518
: (31) 98364-9534
: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

: Av. Com. Franco, 1341
: (41) 3223-4826
: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
: (21) 2262-5566
: (21) 97204-9407
: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

: Av. Assis Brasil, 8787
: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
: (47) 3427-5930
: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

: Av. Independência, 350
: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

: Av. Pres. Vargas, 2001
: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

: Avenida Jabaquara, 2925
: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.