Você está no portal Câmaras
Quero me associar

Blog

Voltar
Planejamento e Gestão Estratégica com Simplicidade por Marcos Fava Neves


Planejamento e Gestão Estratégica com Simplicidade por Marcos Fava Neves
29/09/2021 Planejamento e Gestão Estratégica com Simplicidade por Marcos Fava Neves

Um método que concentra todo o processo de planejar e implementar a estratégia na resposta a cinco perguntas: onde estamos? para onde vamos? Como chegar lá? Quais são os projetos estratégicos? Como fazer acontecer? A maioria das empresas faz planejamento estratégico, mas falha em sua implementação. Contribuem para isso a falta de disciplina, a baixa motivação para realizar as atividades, as dificuldades em aglutinar pessoas, fazer reuniões e cumprir as etapas e, principalmente, a necessidade de entregar resultados na complexa rotina do dia a dia.

Trabalhando com planejamento e gestão estratégica desde o início da carreira, pudemos usar muitos e excelentes métodos existentes na literatura, além dos desenvolvidos internamente por empresas e não publicados, como também os nossos próprios instrumentos. Quando bem feitos, os métodos costumam oferecer sessões para um entendimento inicial; em seguida, um diagnóstico da organização para identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, analisar os concorrentes e definir benchmarking; então, vem a fase de colocar os objetivos quantitativos, detalhar as estratégias e avaliar os investimentos necessários. Com o plano pronto, começam-se sua implementação e revisão permanente, na chamada gestão estratégica.

Em diversos de nossos projetos, chamavam a atenção quatro lacunas nos métodos de planejamento. A primeira é que parte desses métodos sugere em suas etapas utilizarmos as ferramentas clássicas e sofisticadas, tais como as grandes contribuições criadas por Michael Porter e Harry Ansoff, bem como a Matriz GE, Matriz BCG e o modelo Canvas, entre outros importantes avanços da literatura de negócios. Porém, como são ferramentas que permitem análises amplas, quando terminávamos o preenchimento delas, os resultados (outputs) cabiam em mais de uma etapa de um plano estratégico, trazendo muitas vezes sobreposição de análises e dificuldade de colocar seus resultados em uma sequência mais racional.

A segunda lacuna é que a maioria dos métodos considera a empresa de forma isolada. Falta vê-la como uma rede integrada de fornecedores, canais, concorrentes, prestadores de serviços, enfim, todo o ecossistema de contratos e de negócios.

A terceira lacuna consiste na pouca atenção dada às ações coletivas. Estas podem ser entre empresas que atingem o mesmo mercado com produtos não concorrentes (por exemplo, ao compartilharem a distribuição) ou entre concorrentes, seja participando de esforços de propaganda coletiva para aumentar o tamanho do mercado, seja integrando ações de defesa da indústria, entre outras iniciativas.

Finalmente, a quarta lacuna é que, em parte dos métodos, a relevante discussão da importância das pessoas fica de fora. Falta incluir na equação a motivação, o desenvolvimento dos talentos necessários não apenas para gerir o plano, como também para trazer resultados às organizações, e o esforço para fazer do sofisticado processo de planejamento algo prazeroso e estimulador.

Em nossa proposta, procuramos suprir essas quatro lacunas. Além disso, almejamos propor algo mais simples em termos de sequência, mais disciplinado no sentido de ver onde cabe cada tipo de análise e mais prazeroso em sua realização. Sem perder a riqueza das análises trazidas pelos autores clássicos, procuramos enxergar a empresa como uma rede integrada e que se envolve em ações coletivas.

Batizado de Enjoy, o método tem os intuitos de simplificar o planejamento estratégico e aglutinar um grupo de pessoas em torno de três objetivos principais. O primeiro é orientar a empresa a prestar atenção e realizar o que é demandado pelo mercado. Ou seja, ser muito criteriosa em entender que problemas existem e como resolvê-los, e não oferecer apenas o que se sabe fazer e se imagina que o mercado deseja. O segundo envolve construir resultados para quem demanda os produtos ou serviços da empresa. Isto é, além de se fazer o desejado, executá-lo de forma eficiente ou correta, entregando resultados para quem usará o produto ou serviço. E o terceiro, não menos importante, abrange contribuir com o necessário processo de gerar oportunidades às pessoas, como consequência do crescimento da empresa e de sua rede de negócios, levando à criação de mais empregos, ao desenvolvimento e à inclusão social.

O método organiza-se em cinco perguntas principais:

1.Onde estamos?: Partindo do desenho da rede integrada (ecossistema) da empresa para fazer as análises interna e externa;

2.Para onde vamos? Definindo a filosofia orientadora e a proposta de valor para chegar a uma lista de objetivos e metas;

3.Como chegar lá? Abordando como fazer para atingir os objetivos, fortalecendo as possibilidades de ações coletivas e cooperativas;

4.Quais são os projetos estratégicos? Evoluindo para a tentativa de se aglutinar tudo o que surgiu até o momento de oportunidades;

5.Como fazer acontecer? Com as ações necessárias, em um processo que visa à descoberta, à formação e ao engajamento de talentos. Afinal, são as pessoas que fazem o diferencial nas organizações.

 

O MÉTODO ENJOY DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA

1. ONDE ESTAMOS?

BÁSICO:

  • Desenhar a rede completa da empresa ou seu ecossistema (com fornecedores, distribuidores e outros agentes) e entender sua história e suas questões políticas.

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO:

  • Analisar a evolução do mercado e as tendências econômicas;
  • Entender o comportamento e as tendências do consumidor;
  • Fazer a análise de concorrentes e de rivalidade no mercado;
  • Analisar os mercados de fornecedores e compradores da empresa;
  • Analisar o ambiente político-legal, suas regulações e evoluções;
  • Entender o ambiente tecnológico e as ameaças de produtos e serviços substitutos;
  • Analisar o meio ambiente e os riscos na área.

ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO:

  • Analisar a proposta de valor da empresa e seus segmentos de mercado;
  • Avaliar o grau de orientação para o mercado e os relacionamentos;
  • Analisar a cultura organizacional e toda a área de recursos humanos;
  • Avaliar a capacidade e os recursos financeiros da empresa;
  • Avaliar os ativos produtivos, a infraestrutura e as operações da empresa;
  • Analisar sua estrutura de custos e preços;
  • Avaliar a cadeia de suprimentos (fornecedores);
  • Avaliar as questões de tecnologia, alianças e pesquisa e desenvolvimento;
  • Realizar o diagnóstico de produtos, serviços, marcas e embalagens;
  • Avaliar as comunicações da empresa;
  • Analisar os canais de distribuição;
  • Analisar a força de vendas;
  • Avaliar relações com governo, organizações não governamentais (ONGs) e outros stakeholders;
  • Em todas as análises, também realizar avaliação comparativa com os principais concorrentes.

Output da primeira pergunta: lista final de oportunidades e atividades internas necessárias para compor projetos estratégicos.

2. PARA ONDE VAMOS?

  • Definir uma nova filosofia orientadora e uma nova proposta de valor, se necessário;
  • Estabelecer as metas e os objetivos quantitativos;

Output da segunda pergunta: lista final de objetivos para a empresa e nova proposta de valor (se necessário).

3. COMO CHEGAR LÁ?

  • Propor as definições estratégicas básicas;
  • Fazer a seleção dos segmentos de mercado;
  • Buscar novos mercados (canais) para as soluções atuais;
  • Estabelecer as estratégias financeiras: novos parceiros, oferta de ações e outras;
  • Avaliar a diversificação de negócios;
  • Verificar oportunidades de coordenação e integração vertical para frente ou para trás na rede (rumo à cadeia de suprimentos ou aos canais) ou mesmo de desverticalização e foco;
  • Analisar possibilidades de aquisições ou fusões;
  • Verificar alternativas de venda ou aluguel de parte do negócio (unidades ou outros);
  • Analisar estratégias de criação (inovação), captura (rentabilidade) e compartilhamento de valor (transferindo parte dos ganhos aos compradores);
  • Levantar as possibilidades de ações coletivas com outras empresas ou mesmo concorrentes.

Output da terceira pergunta: lista de possibilidades de estratégias ou projetos estratégicos.

4. QUAIS SÃO OS PROJETOS ESTRATÉGICOS?

  • Detalhar a lista de projetos estratégicos com levantamento preliminar de orçamentos;
  • Realizar a primeira priorização dos projetos estratégicos em ondas (mais prioritários primeiro, depois os de média prioridade e assim por diante);
  • Estruturar um comitê de gestão para o plano estratégico;
  • Definir as equipes dos projetos (com talentos internos e terceirizados);
  • Elaborar mais profundamente os projetos estratégicos;
  • Mapear e prevenir possíveis problemas na organização dos projetos e na gestão do plano;
  • Repensar a priorização dos projetos com base em restrições orçamentárias.

Output da quarta pergunta: projetos estratégicos prontos para começar.

5. COMO FAZER ACONTECER?

  • Iniciar o gerenciamento de projetos e o trabalho dos comitês;
  • Construir um clima de trabalho prazeroso e vencedor (enjoy);
  • Descobrir, criar, engajar e capacitar talentos;
  • Repensar continuamente o plano.

Output da quinta pergunta: plano em execução, com clima organizacional estimulante e prazeroso.

 

Artigo escrito por Marcos Favas Neves - Professor da FGV EAESP e da FEA-RP/USP

Compartilhe:



Avenida Jabaquara, 2925
Entrada Social: Rua Bento de Lemos, s/n
CEP: 04045-902 - São Paulo/SP
Tel: (11) 5582-6311
Novidades
Receba novidades sobre a ABIMAQ em seu e-mail

Brasília - Distrito Federal

: SHIS - QI 11 - Bloco "S"
: relgov@abimaq.org.br

Belo Horizonte - Minas Gerais

: Av. Getúlio Vargas, 446 Sala 701 - Bairro: Funcionários
: (31) 3281-9518
: (31) 98364-9534
: srmg@abimaq.org.br

Curitiba - Paraná

: Av. Com. Franco, 1341
: (41) 3223-4826
: (41) 99133-6247

Recife - Pernambuco

: R. Gen. Joaquim Inácio, 830
: (81) 3221-4921

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

: R. Santa Luzia, 735 - sala 1201
: (21) 2262-5566
: (21) 97204-9407
: srrj@abimaq.org.br

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

: Av. Assis Brasil, 8787
: (51) 3364-5643

Joinville - Santa Catarina

: Estr. Dona Francisca, 8300 - Perini Business Park - Àgora Tech Park - Sala 210
: (47) 3427-5930
: srsc@abimaq.org.br

Piracicaba - São Paulo

: Av. Independência, 350
: (19) 3432-2517

Ribeirão Preto - São Paulo

: Av. Pres. Vargas, 2001
: (16) 3941-4113

São José dos Campos - São Paulo

: Rod. Pres. Dutra, S/N - Km 138
: (12) 3939-5733

São Paulo - São Paulo

: Avenida Jabaquara, 2925
: (11) 5582-6311
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.
©2024 - Todos os direitos reservados.