O modal rodoviário é responsável por 64,9% de todas as cargas transportadas no Brasil. A informação está no estudo da Confederação Nacional de Transportes (CNT) – O Transporte Move o Brasil: Propostas da CNT ao País, publicado no ano passado. A posição de destaque do modal rodoviário brasileiro tem sua origem no final da década de 1950, ocasião em que a política econômica adotada priorizou a utilização de rodovias como estratégia de integração do território nacional e de atração de grandes montadoras para o país.
Os caminhões que trafegam pelas estradas brasileiras, com os mais variados produtos, representam a combinação de dois setores industriais: o do veículo automotor, que é formado por cabine, chassi, sistema de motor e tração; e o implementos rodoviários, tema deste artigo, que constituem os componentes do caminhão que carregam a carga – reboques, semirreboques, carrocerias, entre outros. Existem implementos específicos para cada tipo de carga, que devem ser observados para garantir a integridade do produto e contribuir para o melhor custo/benefício do transporte.
O setor de implementos é um segmento importante do modal rodoviário e, consequentemente, da logística. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), só em janeiro deste ano foram comercializadas 11.661 unidades de implementos rodoviários, um volume semelhante ao mesmo período de 2022, quando o total de vendas no país alcançou 11.657 produtos. No entanto, o cenário para este ano parece ser mais promissor. Em entrevista a um veículo de comunicação especializado, o presidente da ANFIR, José Carlos Spricigo, afirmou que “os indicadores dos principais setores onde estão situados os clientes da indústria de implementos rodoviários são favoráveis“. Um dos exemplos é a previsão da safra de soja para 2023, que supera 153 milhões de toneladas, um recorde histórico.
A evolução dos implementos rodoviários também acontece nos campos da tecnologia e da inovação. Os fabricantes desses componentes investem em materiais e design que conferem mais leveza, segurança, capacidade de carga e economia de combustível para o transportador. Há implementos dotados de câmeras de ré, central de comando wireless e visão noturna. São tecnologias que facilitam manobras de engate e desengate e dão mais agilidade. Além disso, os implementos são fabricados para atender as especificidades dos diversos setores da economia: agrícola, construção, bebidas, combustíveis etc.
Além disso, fabricantes de unidades móveis fornecem soluções sobre rodas customizadas de veículos. Há unidade móveis de saúde que funcionam como clínicas médicas, permitindo levar a comunidades que tem dificuldade de acesso a médicos e hospitais, recursos como exames de imagem e laboratoriais, ambientes preparados para pequenas cirurgias e consultórios médicos. Outra possibilidade são as unidades móveis voltadas a treinamentos com foco em qualificação profissional, projetadas para funcionar como uma sala de aula, com infraestrutura para atender alunos e as necessidades de cada tipo de curso. O setor de eventos também se beneficia das unidades móveis customizadas para shows, solenidades, congressos, entre outras
Em um cenário econômico estável, o setor de implementos rodoviários têm tudo para crescer em 2023!
Câmara Setorial de Equipamentos para Movimentação e
Armazenagem de Materiais (CSMAM)