As mudanças de calendário, especialmente de um ano para outro, sempre trazem perspectivas otimistas. Mas especificamente esse ano temos algo além da torcida, temos indícios de que 2025 será um ano produtivo.
Como entidade setorial, mantemos um forte trabalho institucional junto às três esferas de governo, defendendo os interesses do setor em todos os foros onde temos assento. Isso, por si só, já nos traz expectativas otimistas para o 2025, mas chegamos ao final de mais um ano, com a sensação de termos feito o melhor trabalho possível para o crescimento e aprimoramento do ambiente de negócios aos fabricantes do setor de Máquinas e Equipamentos.
O otimismo se torna mais presente quando usamos como referência a Política Industrial em curso idealizada pelo Governo Federal, a Nova Indústria Brasil – NIB. Além do Programa Brasil Mais Competitivo, temos hoje uma agenda de ações estratégicas voltadas ao apoio à Pesquisa e Inovação, Transição energética, Economia verde e o desenvolvimento destas cadeias produtivas ao longo dos próximos anos, sendo que somente no âmbito da NIB, até setembro deste ano, as operações de crédito aprovadas pelo BNDES para a indústria somaram R$ 154 bilhões.
"A ABIMAQ segue atenta e confiante em sua missão de fazer do setor, o protagonista de uma nova fase de crescimento, liderando uma economia verde, onde a atividade produtiva seja cada vez mais inovadora, diversificada, moderna e sustentável."
Em um trabalho conjunto com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), a ABIMAQ contribuiu ativamente também para a aprovação de projetos específicos como a Depreciação Acelerada e a LCD – Letra de Crédito de Desenvolvimento, instrumentos que visam reduzir os custos das empresas e reunir recursos para serem investidos em projetos de infraestrutura, energia e agronegócio.
Para que este conjunto de estímulos resulte em crescimento econômico, é preciso estabelecermos um ambiente macroeconômico favorável ao aumento dos investimentos, com equilíbrio fiscal, inflação controlada, permitindo a redução das taxas de juros e a aprovação das reformas estruturantes necessárias.
Nesse sentido, a ABIMAQ segue atenta e confiante em sua missão de fazer do setor, o protagonista de uma nova fase de crescimento, liderando uma economia verde, onde a atividade produtiva seja cada vez mais inovadora, diversificada, moderna e sustentável.
BOAS FESTAS A TODOS.
Gino Paulucci Jr. é engenheiro, empresário e presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ