O GT-ENERGIASOLAR agrupa fabricantes nacionais de acordo com o produto ou serviço oferecido. Os integrantes atuam para fortalecer o seu setor e impulsionar a indústria nacional.
Fabricantes de máquinas e equipamentos para sistemas de energia solar fotovoltaica, módulos solares, inversores fotovoltaicos, seguidores e rastreadores solares (trackers) e geradores de energia.
O GT Energia Solar foi fundado em 2017 tendo como principal objetivo o desafio de preparar a cadeia produtiva nacional para um aumento de demanda que o setor terá com a recuperação da economia, além de defender os interesses de atuais e futuros investidores na capacidade produtiva do Brasil.
O grande potencial de geração de energia de fonte solar fotovoltaica no Brasil, leva o grupo a se esforçar para modernizar e manter o parque industrial, aumentando a competitividade e qualidade no desenvolvimento e fabricação de componentes e sistemas para o setor.
Em 2020, a capacidade instalada de geração de energia solar fotovoltaica no Brasil teve um acréscimo de 2,9 GW, representando investimentos de mais de R$ 12 bi. Com este incremento, a capacidade total instalada no país alcançou 7,5 GW, e para 2021 a meta é alcançar o patamar de 12,6 GW, com investimentos estimados em R$ 22,6 bi.
O GT-Energia Solar se dedica a realizar ações em favor da isonomia tributária e dos créditos de impostos acumulados, debate sobre a indústria e a cadeia produtiva instalada no Brasil, estimula os investimentos, oferece apoio aos financiamentos de projetos, realiza estudos sobre os impostos incidentes sobre os insumos e produtos finais nacionais x importados e acompanha as normas e certificações de energia renovável. Além disso, investe maciçamente no aumento da produtividade dos módulos solares (painéis solares) e de um aumento na sua potência mantendo-se as atuais dimensões dos módulos.
Coordenador Gerente Executiva Assistente |
Vice - Coordenadores |