O GT-GUINDASTES agrupa fabricantes nacionais de acordo com o produto ou serviço oferecido. Os integrantes atuam para fortalecer o seu setor e impulsionar a indústria nacional.
Fabricantes de equipamentos de guindar para movimentação e suspensão de cargas e materiais com destaque para os guindastes: telescópio, articulado hidráulico e o florestal e/ou sucateiro.
São equipamentos aplicados na indústria da construção, eletrificação, logística e transporte, telefonia, mineração, agricultura, produção de petróleo e indústria naval, tendo papel fundamental no desenvolvimento desses segmentos.
A fundação do GT-GUINDASTES em 2010 veio da necessidade de criar um espaço específico e exclusivo de debates, com o objetivo de analisar pleitos e propor medidas para garantir a sustentabilidade dos fabricantes nacionais. Isso possibilitou um maior foco nas decisões e objetividade nas propostas a serem apresentadas junto aos Governos em defesa dos interesses do setor.
As empresas integrantes do Grupo de Trabalho se dedicam ao aprimoramento tecnológico para garantir altos níveis de confiabilidade, precisão e segurança no seu desempenho. Além disso, a demanda do setor vem crescendo, com projetos de privatização do saneamento, energia e infraestrutura, o que gera uma maior demanda não apenas por equipamentos, mas também por profissionais qualificados.
Para impulsionar o setor, o GT atua na coordenação da Comissão de Estudo de Guindastes e Gruas da ABNT, que tem em seu escopo de trabalho a normalização no campo de guindastes e equipamentos para suspensão de cargas por dispositivos de manipulação.
Por fim, o GT-GUINDASTES também auxilia na elaboração de normas técnicas, na defesa comercial, apresenta linhas de financiamento e debate temas como o de Ex-tarifário.
Coordenador Gerente Executiva Assistente |
Coordenador Adjunto Horácio Brególi Gestão : 2022/2024 |