A CSBM agrupa fabricantes nacionais de acordo com o produto ou serviço oferecido. Os integrantes atuam para fortalecer o seu setor e impulsionar a indústria nacional.
Fabricantes de motobombas, turbobombas, eletrobombas, componentes e sistemas utilizados para movimentar e elevar fluidos incompressíveis (líquidos viscosos ou não).
As máquinas das empresas que integram a CSBM dividem-se em três grandes categorias, segundo seu funcionamento: centrífuga, rotativa e alternativa.
Criada em 1960 inicialmente como um grupo de trabalho, em 1998 passou a ser uma Câmara Setorial que representa os associados ABIMAQ e atende a segmentos como a indústria química, petroquímica, e de saneamento básico.
A forte atuação da CSBM possibilita a realização de pesquisas para acompanhamento de tendências do mercado e a análise mensal de estatísticas sobre as vendas de equipamentos, peças e serviços.
Seus membros verificam periodicamente as informações disponibilizadas pela SECEX (Secretaria de Comércio Exterior) sobre as principais posições tarifárias do setor e atuam junto ao Inmetro para adequação do programa brasileiro de etiquetagem de bombas e motobombas.
A Câmara acompanha os planos de investimento de grandes clientes, como a SABESP, realiza palestras com especialistas de temas variados e desenvolve indicadores conjunturais.
Presidente Gerente Executivo Assistente |
Vice-Presidentes: Alberto Rodriguez Biagio Pugliese Carlos Walter Martins Pedro Felipe Masson Bastos Ivan de Castro Alves Filho Mario Ramacciotti Nelson Reginato do Canto Júnior José Tadeu Ferreira Paula Nery dos Santos |