No último dia 30 foi publicada a ABNT NBR 17066 - Silos metálicos de chapas corrugadas. Esta norma representa um marco para o segmento, sendo a primeira publicação da Comissão de Estudos de Máquinas e Equipamentos para Sistemas de Armazenagem e Beneficiamento de Grãos Vegetais, que foi instalada em 08 de julho de 2020, vinculada ao CB-203/ABNT - Comitê Brasileiro de Tratores, Máquinas Agrícolas e Florestais da ABNT, sediada na ABIMAQ.
Esta comissão de estudos foi idealizada, no ano de 2019, no âmbito da CSEAG/ABIMAQ - Câmara Setorial de Equipamentos para Armazenagem de Grãos da ABIMAQ (a qual agrupa fabricantes brasileiros de máquinas e equipamentos para armazenagem de grãos), devido às dificuldades e riscos decorrentes da falta de normalização para padronização no segmento.
A ABNT NBR 17066 define critérios para:
Esta norma foi estabelecida por consenso entre as diferentes partes interessadas da sociedade, incluindo representantes da indústria, dos usuários, instituições de ensino, associações e outras partes ligadas ao segmento.
Cabe salientar que até a publicação da ABNT NBR 17066 não havia consenso técnico sobre o tema no âmbito nacional. Esse cenário, na pior avaliação, poderia favorecer a disponibilização ao mercado de silos que comprometeriam a segurança operacional.
Há de reconhecer que o Brasil, sendo um dos maiores produtores de grãos do mundo, conta com projetistas e fabricantes éticos e responsáveis, que adotaram referências técnicas adequadas de projeto para suprir a lacuna deixada pelo arcabouço normativo nacional, as quais eventualmente não representam, em sua totalidade, a ABNT NBR 17066, e que, portanto, necessitam de um período para adequação de seus projetos e processos.
A ABNT é reconhecida pela sociedade e pelo governo federal como o Foro Nacional de Normalização, ainda assim, suas normas são, por princípio, de uso voluntário; no entanto, por representar o consenso obtido entre as diferentes partes interessadas da sociedade sobre o estado da arte de determinado assunto, segui-las é altamente recomendado.
Considerando o exposto e a necessidade de padronização do setor, a CSEAG/ABIMAQ, representando seus associados, recomenda que todos os fabricantes brasileiros e importadores adotem integralmente a ABNT NBR 17066 para seus projetos a partir da publicação da norma.
São Paulo, 14 de dezembro de 2022.
Comissão Técnica
Câmara Setorial de Equipamentos para Armazenagem de Grãos da ABIMAQ
CT - CSEAG/ABIMAQ